CURSO: O que é Vinho?

Muitas pessoas acham que sabem o que é vinho.
Ao serem questionadas, dizem: "É aquele docinho que eu compro o supermercado", ou " Adoro batida de vinho com abacaxi" , mas vinho, na sua concepção, nada mais é que o resultado da fermentação do  mosto de uvas, obtidos após a prensa de vários kilos de uva, fazendo com que o açucar das uvas sejam transformadas em alcool.
Apesar do vinho ser produzido de uvas, existem tipos específicos para a produção dos chamados vinhos de qualidade e outras que não são tão boas assim. Ao grupo de uvas usadas na produção de vinhos de qualidade da-se o nome de vitiviníferas e ao segundo grupo, uvas de qualidade inferior com pouca quantidade de açucar, dá-se o nome de não-viníferas.
As uvas que fazem parte do primeiro grupo são bem conhecidas, como: Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Malbec, Carmenere, Syrah, Sauvignon Balnc, entre outras.
Ao segundo grupo, já é mais dificíl identificar quais são as uvas que entram na composição do vinho, sendo que a mais conhecida delas é a uva Isabel, existindo também a Niágara, Bordô, etc.
Acima, temos uma foto de Cabernet Sauvignon, a mais difundida mundialmente.
No próximo encontro, falarei um pouco mais sobre a Cabernet Sauvignon e sobre as áreas plantadas mundialmente e sobre a diferença entre Velho e Novo Mundo.
Até mais....