UVAS: A Rainha das Uvas

A Cabernet Sauvignon é a rainha das uvas.
É a mais difundida uva vitisvinífera produzida no mundo, com extrema facilidade de adaptação nos mais diversos terroirs do mundo.
Acredita-se que seja originária na França, e tem sua melhor expressão na região de Bordeaux, sendo que esta região é a maior produtora desta uva no mundo, com área de aproximadamente 30 mil hectares.
Possui características próprias e muitas vezes similares em todas as regiões, com alguma variação em determinados locais.
Possui coloração rubi escura, aromas de cassis, ameixas, cerejas, menta, eucalipto quando não envelhecido e tabaco, baunilha, café, caramelo quando envelhecido em barris de carvalho.
Hoje é produzido em larga escala em diversos países, como Itália (Supertoscanos), Espanha (Vega-Sícilia), Portugal (Quinta e Palácio da Bacalhoa), Chile (Don Melchor, Almaviva) e muitos outros.
Como referências francesas podemos destacar: Chateau Margaux, Chateau Lafite, Chateau Haut-Brion, dentre outros. Produtos estes que podem atingir preços astronômicos, dependendo da safra, e da voracidade dos compradores internacionais e das notas dos especialistas do mundo do vinho.

CURSO: Curso básico de degustação de vinhos

A partir de agora, estaremos iniciando um pequeno curso de degustação de vinhos.
Será uma pequena ferramenta que ajudará a todos na hora de escolher um vinho, como harmonizá-lo, quais são as características das uvas, envelhecimento, nomenclatura dos rótulos, etc.
E se houver interesse em novos assuntos, basta indicar para que iremos atendê-los.
Bom divertimento....
Ocorreu um erro neste gadget